quinta-feira, 27 de maio de 2010

Gordinho bonitinho hoje… gordinho e doentinho amanhã

Quem não acha uma criança “gordinha” bonitinha? Os mais velhos costumam até relacionar peso com saúde, o que já foi, há tempos, desmentido por médicos e pesquisadores. E com a atual constatação da Organização Mundial de Saúde (OMS), essa questão ficou ainda mais clara e preocupante.

Segundo a OMS, a atual geração de crianças pode ser a primeira com uma expectativa de vida menor do que a dos pais. Essa notícia é de assustar qualquer pai ou mãe. Até porque a ordem “natural” da vida é que os filhos vivam mais que os pais.


E sabe o motivo dessa triste constatação? Nossas crianças estão sofrendo, cada vez mais cedo com doenças que estão comumente associadas ao envelhecimento. De acordo com Margaret Chan, diretora-geral da OMS, das 35 milhões de mortes anuais de crianças por doenças não contagiosas, 40% são mortes por infarto, diabetes e asma.

E sabe qual é o fator de maior risco? a obesidade. 24% das crianças brasileiras estão acima do peso. 23 milhões de crianças em idade pré-escolar são obesas ou apresentam sobrepeso. Segundo Claudia Cozer, diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), no Brasil as crianças e adolescente estão sofrendo, cada vez mais cedo, de hipertensão e diabetes tipo 2, o que não era imaginado há décadas.

Já deu pra identificar a solução? Hábitos saudáveis. As crianças estão cada vez mais consumindo alimentos industrializados, açúcares… e não adianta dizer que criança adora doce. A criança segue o exemplo dos pais. Por isso a responsabilidade é total dos pais.

Mude seus hábitos e cuide da saúde de sua família!

Por Simone Patrocínio
Fonte: Jornal A Tribuna

 
........ Assú rumo ao Selo Unicef 2013-2016 ...... © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.