terça-feira, 25 de maio de 2010

Educação e Saúde atuarão em parceria na operacionalização do projeto “Olhar Brasil”

http://www.cossemsce.org.br/arquivos/2a43ad2605da0e45a3481f5a5108be529692.jpg

Dois órgãos de primeiro escalão da gestão municipal – Saúde e Educação e Cultura – atuarão lado a lado na execução de um projeto institucional do Governo Federal: o “Olhar Brasil”. O programa tem como um de seus objetivos identificar problemas visuais, relacionados a refração, em alunos matriculados na rede pública do Ensino Fundamental (1ª à 8ª séries), no programa “Brasil Alfabetizado”, do Ministério da Educação, e população acima de 60 anos de idade.


O rol de propósitos do programa ainda inclui prestar assistência oftalmológica com fornecimento de óculos nos casos de erro de refração e otimizar a atuação dos serviços especializados em oftalmologia, ampliando o acesso à consulta, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A parceria foi tratada num encontro realizado esta semana entre os secretários das duas pastas: Jader Torquato do Rego Neto (Saúde) e Sandra Regina Meirelles Holanda Alves (Educação e Cultura).

O “Olhar Brasil” também procura garantir a referência para serviços especializados nos casos que necessitarem de intervenções de média e alta complexidade em oftalmologia. Propõe-se a criar um banco de dados com informações do desenvolvimento do projeto. E, ainda, procura propiciar condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público-alvo melhorando o rendimento escolar dos estudantes do Ensino Fundamental e jovens e adultos do programa “Brasil Alfabetizado” e de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência.

Pacientes beneficiados pelo programa ganharão óculos gratuitamente
O secretário Jader Torquato explicou que a doação dos óculos será inteiramente gratuita às pessoas que forem detectadas com imperfeição visual. “Será mais uma importante ação social prestada pela Prefeitura principalmente aos mais necessitados”, declarou ele. A partir da próxima terça-feira (25) começará o processo de cadastramento de todos os estudantes do programa “Brasil Alfabetizado” do município, que se configuram na clientela preferencial do projeto “Olhar Brasil”. Os exames oculares serão realizados pelo Hospital Geral de Olhos (HGO).


Fonte: Secretaria de Comunicação Social
 
........ Assú rumo ao Selo Unicef 2013-2016 ...... © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.