terça-feira, 18 de maio de 2010

Experiência da Universidade da Criança e do Adolescente será exibida em todo o país



http://www.crayonsdecouleur.com/enfants.jpg
Criada como modelo de inserção socioeducativa para um grupo de cem estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, a Universidade Municipal da Criança do Adolescente do Assú (UMCAA) será exibida em rede nacional de televisão como uma experiência exitosa. Na tarde de ontem (13), uma equipe de reportagem da Rede Globo Nordeste e da Inter TV Cabugi (afiliada da TV Globo no Estado) esteve na cidade com o objetivo de produzir matéria especial com este propósito.

O material coletado – áudio e vídeo – contém uma intervenção do prefeito Ivan Lopes Júnior que, nesta participação, ressaltou a importância que o projeto mereceu de sua administração, sendo uma das principais prioridades no setor educacional. A UMCAA vivencia sua primeira experiência letiva com o envolvimento de cem alunos situados na faixa etária de 11 a 13 anos. Neste exercício a instituição já mereceu a destinação de dotação financeira – R$ 150 mil – dentro do Orçamento Geral do Município (OGM).

Além da Prefeitura, estão consorciados à UMCAA a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por intermédio do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão – onde se desenvolve sua programação didático-pedagógica – o Tribunal de Justiça do Estado (TJE) e o Ministério Público Estadual (MPE). Enfatizando o papel inovador do programa, o prefeito Ivan Júnior explicou que ele visa oportunizar a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes da rede pública escolar local, promovendo atividades diversificadas que propõem o desenvolvimento de competências e habilidades da clientela-alvo.

Instituição centra atuação no binômio “educação” e “cidadania”
A Universidade se caracteriza num programa de caráter socioeducativo e cultural tendo como área temática de atuação o binômio “educação” e “cidadania”. A UMCAA possui objetivos gerais e específicos. A proposta geral consiste na formação de monitores educacionais e multiplicadores sociais para atuarem em tarefas de reforço escolar e serviços públicos de acompanhamento, assistência e controle social, como forma de contribuir para a inserção de crianças e adolescentes em ações socioeducativas e culturais como recurso motivador para o correto desenvolvimento social e o exercício de uma cidadania consciente.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social
 
........ Assú rumo ao Selo Unicef 2013-2016 ...... © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.