terça-feira, 8 de junho de 2010

Processo de discussão em torno de elaboração do PHLIS vivenciará nova etapa


Uma última fase do processo de deliberações em torno da confecção do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), em Assú, está previamente agendada para o dia 18 de junho, uma sexta-feira. A informação foi confirmada por Ana Cláudia de Aquino Dantas, coordenadora de habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O encontro do dia 18 será o desfecho de todo um trabalho que vem sendo realizado a vários meses.

http://assu.rn.gov.br//fotos_eventos/pma_1827_0000002370.jpg


Fotos – Maíra Leiliane/PLHIS

O estágio anterior de tal debate verificou-se na última sexta-feira (04), durante o período matutino, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Assú. A programação de sexta-feira envolveu a participação de representantes de associações e entidades comunitárias. Teve também o comparecimento de técnicos da empresa Start Consultoria, da capital do Estado, que presta assessoria à Prefeitura Municipal na confecção do PLHIS.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maíra Leiliane Oliveira Almeida, declarou que o PLHIS é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação (SNHIS), que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo. “O Plano é de fundamental importância e o setor de habitação tem merecido vários investimentos na atual gestão”, disse.

O processo de elaboração do PLHIS contempla três etapas – proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação –, que resultam em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional. O PLHIS consolida o planejamento da ação municipal referente à questão habitacional num determinado espaço de tempo, considerando os instrumentos locais do ciclo de gestão orçamentário financeiro.

PLHIS proporciona condições para garantir acesso à habitação digna à população

A secretária enfatizou que o Plano contém as diretrizes programáticas, fontes de recursos, metas e indicadores que expressem o entendimento do poder público e dos agentes sociais a respeito do planejamento habitacional de Assú, com o objetivo de promover o acesso à moradia digna. Considera como ponto de partida a situação atual do setor habitacional do município, levando em conta as disparidades sócio-econômicas; as bases legais existentes; e a capacidade operacional e de gestão dos agentes públicos e privados que operam no setor.

Lúcio Flávio
Secretaria de Comunicação Social

 
........ Assú rumo ao Selo Unicef 2013-2016 ...... © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.