terça-feira, 6 de julho de 2010

Rede pública municipal de ensino aderirá ao programa Escola Ativa/2011


SANDRA ALVES

O segmento educacional do município vai aderirão programa Escola Ativa/2011 do Ministério da Educação. A informação foi confirmada hoje (06) pela secretária municipal de Educação e Cultura, Sandra Regina Meireles Holanda Alves. “A adesão do município ao programa Escola Ativa faz parte da constante atenção da gestão municipal com a área de educação”, declarou a secretária, reiterando que o setor e prioridade na administração do prefeito Ivan Lopes Júnior.

Sandra Alves informou que a adesão ao programa Escola Ativa pode ser feita por Estados e municípios que: tenham escolas com classes multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em sua rede; conheçam o Programa e estejam decididos a assumir as respectivas atribuições e responsabilidades; tenham interesse em participar do Programa em 2010 e 2011; e, tenham o Plano de Ações Articuladas (PAR) elaborado ou já em elaboração.

A secretária ressaltou que, atendidos esses itens, a adesão poderá ser feita tanto pelos entes (Estados ou municípios) que ainda não participam do Programa, como por aqueles que já participam dele, ainda que parcialmente. O preenchimento da adesão ao Programa Escola Ativa será feito no PAR. Os Estados e municípios que estão fazendo a adesão pela primeira vez serão inseridos no Programa a partir de 2010, de acordo com a demanda informada no momento dessa adesão, em todos os itens, sempre lembrando que os dados devem ser uma projeção para os anos de 2010 e 2011.

Levantamento

Uma vez que o Estado ou município decida participar do Programa Escola Ativa, é necessário que se faça um levantamento prévio das informações necessárias para a adesão: definição do coordenador do Programa no município; definição dos professores/multiplicadores: um técnico da secretaria de educação para cada 25 unidades escolares com classes multisseriadas inscritas no Programa Escola Ativa; nome das escolas com classes multisseriadas (com o código do Inep) e quantidade de locais de funcionamento (prédios anexos).


Complementação

A quantidade de turmas com classes multisseriadas em cada uma das escolas; quantidade de kits pedagógicos necessários por escola (considerando um kit pedagógico por local de funcionamento); quantidade de alunos matriculados em cada série, por escola, em cada ano (os dados devem ser uma projeção para os anos de 2010 e 2011). Nesse levantamento prévio, o município que já implementa o Programa deve verificar se o material que foi recebido em 2009 é suficiente ou precisa de complementação. “Importante frisar que com este Programa o setor de Educação do Assú avança na capacitação de pessoal e na qualificação do ensino que oferece à população”, concluiu a secretária.


Lúcio Flávio
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal do Assú

 
........ Assú rumo ao Selo Unicef 2013-2016 ...... © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.