quinta-feira, 28 de abril de 2011

Reunião com os conselheiros das Escolas Municipais Comunitária Bela Vista e Edgar Borges Montenegro.


Aconteceu no dia 27/04/2011, uma reunião com os conselheiros das Escolas Municipais Comunitária Bela Vista e Edgar Borges Montenegro, objetivando tratar temas relevantes com relação ao funcionamento do Conselho Escolar, dentre os quais: a função do mesmo na Instituição Escolar; o que fazer para que este funcione bem; como organizar melhor o Conselho; porque eles são necessários nas escolas e temas importantes que os conselheiros podem discutir em estudo para contribuir com a administração da escola.

Outro tema abordado na ocasião foi à prática de valores na escola.

Os conselheiros tomaram conhecimento de como deve ser trabalhado pelo professor e demais funcionários da escola, os valores e quais devem ser estudados dentro das unidades, competindo aos mesmos acompanhar as ações desenvolvidas dentro das escolas.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura fez opção por trabalhar esta temática com os Conselheiros, considerando que dentro do Conselho Escolar encontra-se toda a representatividade da escola, onde este é formado por representantes de pais; alunos, professores; demais funcionários e o gestor da escola.

Encontra-se a frente desta formação a Professora e Psicopedagoga Maria da Glória Gomes de Brito. Esta formação dará continuidade com as demais escolas, onde foi feito um cronograma de execução a ser desenvolvido por todo o ano de 2011, considerando que temos 19(dezenove) escolas que possui conselho escolar.

A opção por trabalhar o tema valores, é a preocupação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tendo em vista de violência que acontece no interior das escolas, onde o professor muitas vezes sente-se intimidado pela falta de respeito dos alunos para com ele. Estamos precisando resgatar juntos as famílias e as escolas os limites. Crianças e adolescente encontram-se sem limites e as consequências estão sendo sentida em cada ato que observamos ser praticado por nossas crianças e jovens. Com isso, sabemos que não salvamos a humanidade, mas a nossa parte enquanto educação estamos fazendo. Todavia a contribuição da família é fundamental, pois a escola ensina além do conteúdo, algumas atitudes, mas a educação de comportamento, aprendemos em casa, com diálogo, tolerância, bom exemplo e respeito etc.

 
........ Assú rumo ao Selo Unicef 2013-2016 ...... © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.